O projeto “The Boat Challenge” reuniu, entre os dias 29 e 30 de junho, 35 empreendedores sociais de Manaus em um intercâmbio de ideias voltado para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. O desafio foi realizado durante viagem de retorno do Festival Folclórico de Parintins à capital, com encerramento realizado no Auditório Lidia Parisotto, sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A iniciativa foi uma co-criação da Coca-Cola Brasil, e das organizações Global Shapers, Impact Hub, e Up Global.
A ideia é envolver pessoas com potencial transformador que, com apoio de especialistas, desenvolverão soluções sociais focadas em educação, meio ambiente, geração de emprego e renda, saUde e segurança. A seleção das ideias foi aberta gratuitamente na internet, e contou com 121 projetos pré-selecionados. Desse total, 35 iniciativas foram aprovadas após uma avaliação da Coca-Cola e do Global Shapers.
“As pessoas pensaram soluções para os problemas reais, tanto de problemas que estão na nossa frente, como de problemas que não enxergamos tanto. Nem todos tem contato com populações ribeirinhas, por exemplo, e isso faz muita diferença. A ideia do projeto é essa: reunir pessoas que tem ideias práticas para mudar Manaus”, destaca Juliana Teles, uma das organizadoras do evento e membro do Global Shapers.
As ideias vencedoras do The Boat Challenge serão acompanhadas pela Impact Hub nos próximos seis meses, com objetivo a aceleração das iniciativas. Para o gerente de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil, Luiz André Soares, o maior produto da iniciativa é a interação entre empreendedores participantes.
“Independente dos resultados, que já sabemos que serão importantíssimos para Manaus, pois todos estão muito empenhados em transformar a cidade, a gente sabe que o principal produto do evento é ter uma rede de empreendedores. Criamos circunstâncias favoráveis para que o ato de empreender possa ser tocado por essa turma”, comenta Luiz André Soares, gerente de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil.

Leave a Reply