A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na 13ª edição do “Conversas com a FAS”, contou com a presença de Hamilton Casara, engenheiro agrônomo e recém-nomeado coordenador regional da Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) na Amazônia.

Entre os campos de atuação internacional da  Sociedade estão o desenvolvimento econômico, promoção do emprego, governança e democracia, segurança alimentar, saúde, educação básica, conservação de recursos e mitigação das mudanças climáticas. Também apoia os seus parceiros com serviços de gestão e logística.

No Estado da Amazonas, as  coperações técnicas da GIZ estão voltadas para a gestão florestal, prevenção e controle do desmatamento, gestão de áreas protegidas, desenvolvimento da economia local e regional, etc.

No “Conversa com a FAS”, Casara comentou que a intenção da GIZ é trabalhar cada vez mais juntamente com os desdobramentos da política estadual de meio ambiente em ações efetivas no interior do Estado do Amazonas, fazendo que as comunidades abracem o trabalho de conservação ambiental. E entre as ações previstas para o Amazonas, estão o fortalecimento institucional do Batalhão Ambiental da Policia Militar e novas parcerias  com o estado, seus municípios e a sociedade civil no sentido de aumentar a escala das atividades sustentáveis na Amazônia.

A maioria do trabalho da GIZ é encomendado pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Essa Sociedade também opera em nome de outros ministérios alemães – incluindo o Ministério das Relações Exteriores, Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, Ministério Federal da Defesa, Ministério Federal da Economia e Tecnologia e o Ministério Federal da Educação e Investigação – assim como estados alemães e municípios,  clientes do setor público e privado na Alemanha e no exterior.

A GIZ trabalha em mais de 130 países a nível mundial. Na Alemanha, existe uma presença em quase todos os estados federais. A sua sede encontra-se em Bonn e Eschborn. A GIZ tem mais de 17 mil funcionários em todo o mundo. Para mais informações acesse: http://www.giz.de

Leave a Reply