A terceira edição do Papo Sustentável da FAS, realizada na Ultima quarta, 25/07, contou com a honrosa presença do Professor Floriano Pastore Jr, Responsável Técnico do TECBOR – Tecnologia para produção de Borracha e Artefatos na Amazônia. Durante o evento, ele apresentou desdobramentos e alternativas voltados à viabilidade econômica do uso da borracha nas unidades de conservação do Amazonas.

Floriano enalteceu a importância de uma discussão envolvendo o extrativismo e a sustentabilidade no Estado, apontando novamente a borracha como potencial força-motriz para um novo momento. Segundo ele, o Amazonas precisa se munir das forças sociais e políticas para lutar por um desenvolvimento mais justo. Como vantagens, as condições geográficas ideais para o cultivo da seringueira.

“Nós temos condições de produzir e utilizar os rios como estrada, respeitando as características regionais de transporte, e não sair abrindo estradas interior adentro”, comenta.

Segundo ele, os grandes polos de desenvolvimento do país possuem mercados com alto potencial de crescimento, mas que ainda necessitam de matéria-prima do exterior.

“A indUstria de São Paulo compra o látex da Malásia. Ã? preciso reverter isso. E também é fundamental que se encontre novos nichos de mercado para a borracha. A fabricação de solados de coturnos para as Forças Armadas, por exemplo, é um mercado exponencial”, comentou Pastore.

Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente Geral da FAS, Virgílio Viana, o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manuel Cunha, o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomáz Antonio Perez, além de representantes de importantes instituições de desenvolvimento e membros da sociedade civil.

Papo Sustentável

Uma realização da FAS, o Papo Sustentável é um espaço que debate novas abordagens e ideias sobre sustentabilidade. A iniciativa chega à sua quarta edição com a presença do PhD em Design Carlos Teixeira, que abordará o tema “Design e Sustentabilidade”. O evento acontece na próxima segunda-feira (30), no Auditório D. Lidia Parisotto, na sede da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Bairro Parque Dez de Novembro.

O pUblico interessado deve confirmar presença através do e-mail papo.sustentável@fas-amazonas.org

Leave a Reply