Nos dias 25 e 26 de julho, Manaus sediará a primeira edição da Virada Sustentável na região norte do país, com uma programação que abrange mais de 150 atividades em vários pontos da cidade. A iniciativa tem por objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população a partir de uma abordagem positiva e inspiradora. A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta-feira (23), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, com apresentação da Amazonas Band, e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). 
A Virada inclui atividades como caminhadas sustentáveis, oficinas para crianças, tiro com arco, exibição de filmes seguidos por cine debate, yoga, festival de mUsica e técnicas de reutilização de resíduos, que devem ocupar mais de 15 espaços pUblicos de diferentes zonas de Manaus durante o fim de semana. Estão no roteiro da Virada o Largo São Sebastião, os parques Jefferson Peres, Rio Negro e do Mindu, o Museu da Amazônia, o Centro de Esportes e Lazer da Redenção, centros de Convivência da Família da cidade, e várias outras localidades da capital. A lista completa está disponível neste link.
Mais de 400 pessoas se ofereceram para trabalhar voluntariamente na organização do evento. Elas participaram de uma triagem e de dinâmicas coletivas de integração, realizadas na sede da FAS na Ultima semana.
O evento é uma co-realização entre a iniciativa em São Paulo e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). As organizações que integram e cocriaram o movimento constituem o Conselho Criativo, são elas: Global Shapers Manaus, Movimento Ficha Verde, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), RP Manaus, Fotoclube Lentes da Amazônia, Ingages, Manaus Ambiental, Studio Caboco, Caboquês Ilustrado, Yoga Manaus, ONG TransformA��O, Escoteiros do Brasil no Amazonas, Amazon Sat, Pedala Manaus, Banksia Filmes e Projeto Socioambiental Meu Ambiente. O evento conta com patrocínio da Coca-Cola Brasil e Banco Bradesco, além de apoio Governo do Estado do Amazonas, por Meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), TAM Linhas Aéreas e Manaus Ambiental, colaboração da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 “A Virada é uma plataforma, uma oportunidade de diferentes grupos da sociedade civil e instituições se envolverem com o tema do desenvolvimento sustentável, e de refletirem sobre o que se pode fazer para contribuir para uma cidade mais saudável e mais feliz”, destaca o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, uma das instituições co-realizadoras da iniciativa.
Esta será a primeira edição da Virada Sustentável na Amazônia. “Estamos muito felizes e orgulhosos com a chegada da Virada em Manaus. Será um lindo e inspirador evento. O Amazonas sentirá a união e a força desse evento, será muito mágico ver as coisas acontecendo na prática”, declarou Mariana Amaral, co-fundadora da Virada Sustentável em São Paulo.

Leave a Reply