O curso técnico de nível médio em Gestão do Desenvolvimento Sustentável é fruto de uma parceria entre o CETAM – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e conta com o apoio especial da Petróleo Brasileiros S.A (Petrobras), com o objetivo de formar 50 alunos capazes de gerir processos de desenvolvimento sustentável em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Esse curso deverá preparar o egresso para serem protagonistas de processos de desenvolvimento sustentável com carga horária em teórica/ práticas de 1200 horas, em 26 disciplinas em 4 módulos.

O foco principal é a formação de indivíduos capazes de gerir processos participativos, com um enfoque holístico, abrangendo todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujas metas estão previstas para serem alcançadas até 2030. Está sendo realizado no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Professor Márcio Ayres, na comunidade Punã da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, município de Uarini. Inserir um mapa ou link para a página desse NCS Professor Márcio Ayres.

Compartilha-se aqui o conceito “envolvimento sustentável”, proposto por Viana (1999), em manter esse técnico pertencente ao seu ambiente natural, sem que haja a perda da sua identidade cultural. E, legitimar o conhecimento popular por meio da educação técnica profissionalizante nas estratégias da conservação e no fortalecimento da agroindustrialização do setor primário. Esta proposta vai de encontro com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável realizada pela Fundação e apoiada pela UNESCO-Japão, onde reconhece premiando com o  Prêmio Unesco-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o ESD Prize.

Esta edição também contará com um Laboratório de Práticas de Negócios em Unidades de Conservação, que é um espaço onde acontece um curso imersivo, desenvolve uma dinâmica para promover e empoderar o público participante em relação às suas capacidades para planejar, desenvolver, implementar e manter iniciativas eficazes de negócios. 

Esta ação faz parte como etapa final do curso técnico onde propõe a elaboração de plano de negócios, onde as propostas mais relevantes serão beneficiadas com um capital semente, como forma de incentivo para a implementação em sua região.